Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Militar da GNR de Torres Vedras nega em tribunal desvio de dinheiro

Um militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Torres Vedras, que está a ser julgado por suspeita de desviar dinheiro de multas cobradas aos condutores e destruir os respetivos autos de contraordenação, negou hoje os crimes em tribunal.

Militar da GNR de Torres Vedras nega em tribunal desvio de dinheiro
Notícias ao Minuto

14:37 - 27/04/16 por Lusa

País Multa

O militar, que pertencia ao Destacamento de Trânsito de Torres Vedras da GNR, começou a ser julgado esta manhã na Instância Central Criminal de Loures.

Segundo o despacho de acusação do Ministério Público (MP), a que a agência Lusa teve acesso, entre abril e dezembro de 2013 o arguido "apropriou-se, em diversas ocasiões", de dinheiro de coimas, num total de 1.260 euros, valor reclamado pelo Estado português no pedido de indemnização civil.

Ao cabo da GNR, atualmente com 52 anos e colocado à data dos alegados factos na Secção de Autos, cabia abrir o cofre ali existente e conferir os autos de contraordenação e as quantias monetárias resultantes das operações de patrulhamento e fiscalização rodoviária do Destacamento de Trânsito (DT).

O arguido está acusado de dez crimes de peculato, de 12 crimes de danificação ou subtração de documento e notação técnica e de um crime de falsificação de documento.

Confrontado pelo coletivo de juízes, presidido por Rui Teixeira, o antigo militar da GNR negou que " tenha alguma vez ficado com dinheiro proveniente das multas" e disse desconhecer como é que os autos das contraordenações desapareceram.

"Eu não sei de nada. Alguém o fez desaparecer e não fui eu. No fim do mês há uma pessoa que faz a conferência dos autos, fazendo constar a entrada do dinheiro e os depósitos", explicou.

O arguido contou ainda aos juízes os argumentos invocados pelo capitão do destacamento para o suspender do serviço.

"Ele [capitão] chamou-me e disse-me que faltavam dois autos e que suspeitava de mim. Disse-me que tinha três motivos fortes para suspeitar. O primeiro é porque tinha dívidas às finanças, o segundo porque tinha ido almoçar a casa de alguém a quem tinha feito um favor e o terceiro porque ganhava pouco", contou.

Durante a tarde hoje serão também ouvidos alguns militares da GNR de Torres Vedras.

A próxima sessão do julgamento está agendada para o dia 04 de maio, com início previsto para as 09:30.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório