Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Já é conhecido o dia em que serão divulgados dados do Panama Papers

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação analisou mais de 11,5 milhões de documentos.

Já é conhecido o dia em que serão divulgados dados do Panama Papers
Notícias ao Minuto

20:11 - 26/04/16 por Inês André de Figueiredo

País Investigação

Dia 9 de maio é a data em que o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação irá divulgar uma base de dados com algumas das mais relevantes informações do caso Panama Papers.

Desta forma, e segundo o Expresso, nesse dia, às 17 horas em Portugal continental, vão ser reveladas mais de 200 mil entidades que têm sede em paraísos fiscais e “informação sobre mais 100 mil companhias que fizeram parte da investigação do Consórcio, em 2013, sobre os Offshore Leaks”.

No comunicado do ICIJ pode ler-se que os utilizadores terão a possibilidade de “pesquisar a informação e visualizar as redes que envolvem milhares de entidades offshores”.

O Consórcio de Jornalistas acredita que a informação “deve ser pública e transparente”, contudo não vai publicar “dados pessoais em massa; registos de contas bancárias e transações financeiras, mensagens de correio eletrónico e outra correspondência, passaportes e números de telefone”.

Recorde-se que uma fuga de informação do escritório de advogados Mossack Fonseca, no Panamá, levou à investigação de 11,5 milhões de documentos por parte do Consórcio Internacional de Jornalistas, durante cerca de um ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório