Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Português a estudar na Polónia hospitalizado após ataque racista

Os residentes estão a confundir os portugueses com muçulmanos. Quem lá está é constantemente incomodado com insultos e gestos obscenos.

Português a estudar na Polónia hospitalizado após ataque racista
Notícias ao Minuto

07:10 - 26/04/16 por Zahra Jivá

País Estudantes

O caso de um jovem português que foi agredido é notícia lá fora. O portal de notícias Rzeszów News revela que o rapaz de 18 anos foi hospitalizado a 3 de abril. O caso, inicialmente noticiado em Portugal pelo jornal Público, revela que um homem ter-lhe-á chamado “lixo” e puxado pela roupa e pelo cabelo.

Segundo o jornal polaco, o agressor é um militar de 38 anos que já cumpriu missão o Afeganistão.

O jovem que reside em Rzeszów ao abrigo do Erasmus+ - um programa da União Europeia, estava naquela cidade com mais 15 estudantes portugueses.

O grupo está a frequentar uma escola de eletrotecnia. Nas primeiras semanas ficaram hospedados num hostel do centro da cidade. Mas depois da agressão foram transferidos para uma casa nos arredores da cidade e foi contratada uma equipa de segurança para os proteger.

Ao que tudo indica, os jovens estão a ser confundidos com migrantes muçulmanos. Este não foi o único incidente que os jovens já enfrentaram. Todos eles já sentiram animosidade por parte dos residentes em transportes públicos, lojas, na rua. As pessoas insultam ou fazem gestos obscenos.

O professor responsável pelos alunos, Stanislaw Augustine, confessou que “como polaco, tenho vergonha que cidadãos de outros países sejam alvo direto de comentários racistas”. “Os estudantes polacos estivaram em Portugal e foram recebidos de forma calorosa, pensada, gentil, para não dizer amigável. Os estudantes portugueses vêm cá e acontecem estas coisas”, termina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório