Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Primeiro-ministro abre ao público residência oficial no 25 de Abril

O primeiro-ministro, António Costa, decidiu abrir ao público, na segunda-feira, pelo 42.º aniversário da revolução de 25 de Abril, os jardins e algumas salas da sua residência oficial, em São Bento, retomando um ato interrompido em 2013.

Primeiro-ministro abre ao público residência oficial no 25 de Abril
Notícias ao Minuto

11:22 - 22/04/16 por Lusa

País Feriado

Antes, durante a manhã, como é habitual, o líder do Executivo estará presente na Assembleia da República na sessão solene comemorativa da revolução de 25 de Abril de 1974.

Numa nota enviada à agência Lusa, refere-se que a residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, Lisboa, estará aberta ao público entre as 14:30 e as 19:00, período em que ali haverá também um programa cultural.

Numa das salas da residência oficial do primeiro-ministro será passado um documentário da Associação 25 de Abril alusivo à revolução e poderão também ser escutadas algumas das vozes da rádio do dia 25 de Abril de 1974.

Após a abertura de portas ao público, pelas 15:00, atuarão o ensemble de cordas da Orquestra Jovem Municipal Geração de Lisboa, seguindo-se os ensemble de sopros e percussão desta mesma orquestra.

Entre as 16:40 e as 18:00, haverá um momento musical interpretado pelo guitarrista Pedro Joia e a uma atuação da "Lisbon Poetry Orchestra".

Durante a tarde, nos jardins da residência oficial de São Bento, haverá arte urbana com os grupos "Lata 65" e "G.A.U".

A última vez que a residência oficial do primeiro-ministro esteve aberta ao público no feriado de 25 de Abril aconteceu em 2012, no primeiro ano do executivo PSD/CDS-PP liderado por Pedro Passos Coelho.

No ano passado, Pedro Passos Coelho assinalou o 25 de Abril com um almoço com atletas portugueses medalhados em jogos olímpicos.

Em 2014, o ex-primeiro-ministro teve uma iniciativa semelhante, tendo assinalado este feriado com um almoço com jovens representantes de associações estudantis e juvenis.

Em 2013, com Portugal em pleno programa de assistência económica e financeira, as portas da residência oficial do primeiro-ministro não estiveram abertas ao público.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório