Meteorologia

  • 19 OUTUBRO 2019
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Edição

Especialistas mundiais em matemática recreativa reúnem-se nos Açores

A Universidade dos Açores (UAç) acolhe, pela primeira vez, em Abril, um colóquio internacional sobre matemática recreativa, onde se discutirão “novas abordagens e estratégias” para tornar a disciplina “mais apelativa”, anunciou esta terça-feira a organização.

Especialistas mundiais em matemática recreativa reúnem-se nos Açores

“O colóquio já vai na terceira edição e reúne alguns dos mais conceituados especialistas mundiais no âmbito da matemática recreativa”, afirmou à Lusa Ricardo Teixeira, da organização do evento, acrescentando que serão dados a conhecer, nos Açores, "vários trabalhos sobre o tema, que têm por base investigação científica".

O encontro internacional, cujas primeiras duas edições decorreram em Évora, vai ter lugar de 3 a 6 de Abril na UAç, em Ponta Delgada, estando já inscritas cerca de 80 pessoas, de 17 países, em representação dos cinco continentes.

O professor da academia açoriana explicou que o objectivo da matemática recreativa é “ir buscar às várias áreas da matemática ideias interessantes” para depois aplicá-las, por exemplo, em contexto da sala de aula, demonstrando que “a disciplina não é aborrecida, nem é apenas resolver exercícios à moda antiga”.

Vincando que a matemática pode ser “apelativa e motivadora”, Ricardo Teixeira reconheceu que é preciso esforço para estudá-la.

"[Mas] depois de apreendido o raciocínio ficamos muito bem preparados para a vida e para diferentes profissões”, acrescentou.

Além de especialistas e investigadores mundiais, podem participar no colóquio professores do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do secundário, já que a formação contará para a formação contínua destes docentes, estando as inscrições abertas até 31 de Março, segundo Ricardo Teixeira.

Simultaneamente, decorrerá o 16.º encontro internacional de jogos de tabuleiro, com realização anual e pela segunda vez em Portugal, uma oportunidade para trocar ideias e promover novos jogos que implicam raciocínio matemático.

“Podem aprender novas abordagens a jogos já conhecidos, jogos clássicos e até milenares e eventualmente jogos novos que vão surgindo e que os participantes vêm divulgar”, afirmou Ricardo Teixeira, acrescentando que costumam participar no encontro muitos criadores mundiais de jogos de tabuleiro e funcionários de museus ligados ao jogo.

Por decisão do Departamento de Matemática da UAç e da Associação LUDUS, que organizam o colóquio e o encontro de jogos de tabuleiro, a manhã do dia 5 de Abril será aberta ao público em geral, decorrendo na Aula Magna da academia açoriana um espectáculo que visa cativar o gosto para a matemática de forma descontraída.

Segundo Ricardo Teixeira, entre as 10h30 e as 13h00 locais (mais uma hora no continente) decorrerá um circo matemático, onde será possível aprender matemática através de vários truques circenses, culminando com a presença de um mágico sueco, ex-campeão mundial de matemática, especialista em truques com cartas.

Durante esta manhã será também feita a abertura oficial, nos Açores, da iniciativa internacional ‘A matemática do planeta Terra 2013’, que prevê várias iniciativas ao longo do ano na região, como uma escola de verão para alunos do secundário na UAç e palestras.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório