Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Condecorados por Cavaco (também) integram lista dos Panama Papers

Um dos nomes mencionados é um dos arguidos na Operação Marquês, que envolve o antigo ministro José Sócrates.

Condecorados por Cavaco (também) integram lista dos Panama Papers
Notícias ao Minuto

20:53 - 15/04/16 por João Oliveira

País Investigação

Um novo capítulo da investigação Panama Papers revela nomes conhecidos, tanto pelo público como pelas entidades superiores. Todos eles com algo em comum: foram escolhidos condecorados e homenageados pelo antigo Presidente da República, Cavaco Silva.

Dos três nomes hoje revelados pela TVI e Expresso, o mais conhecido é Helder Bataglia, um dos arguidos na Operação Marquês, que envolve o antigo primeiro-ministro, José Sócrates, e agraciado em 2007 por Cavaco Silva com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

Segundo a investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas, o empresário luso-angolano tem o nome associado a várias offshores e dezenas de contas bancárias criadas no banco suíço UBS. Bataglia, antigo presidente da Escom e constituído arguido em 2013 por branqueamento de capitais, terá repatriado o dinheiro que guardou no Panamá através do Regime Excecional de Regularização Tributária (RERT). 

Outro dos nomes hoje revelado é o de José António Silva e Sousa, que Cavaco Silva tornou comendador da Ordem do Infante D. Henrique no 10 de Junho de 2015. De acordo com a investigação, o advogado está associado a duas offshores: a Sotheby’s International Real Estate e a Nielsen Construction Panama. Em declarações à TVI e ao Expresso, Silva e Sousa admite que contactou a empresa de advogados Mossack Fonseca em 2012, no âmbito de uma visita ao Canal do Panamá.

“Como havia interesse de dois clientes da nossa sociedade na estruturação de negócios com a intervenção de duas sociedades no exterior, assessorei a compra das referidas sociedades. Tal aquisição tinha em vista a mera participação em duas sociedades portuguesas", esclarece o advogado.

Por fim, o terceiro nome divulgado é o do dono da empresa Gelpeixe, uma das maiores empresas nacionais de produtos congelados. Manuel Tarré Fernandes estará ligado a sete empresas, quase todas criadas entre o final dos anos 80 e o início da década de 90. No entanto, o empresário foi imediato em desmentir as suspeitas.

"Não tenho há vários anos qualquer relação com este tipo de sociedades ou interesses em quaisquer entidades desta natureza", respondeu, acrescentando que "as sociedades terão servido umas para aquisição de imóveis no Algarve a pedido de amigos, não residentes em Portugal, sendo a minha intervenção de mero procurador para ato concreto e sem contrapartidas; outras, situação que tem seguramente mais de vinte anos, para contratos ou propostas internacionais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório