Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Simulacro de atentado terrorista causa nove 'feridos' em Matosinhos

A refinaria de Leça da Palmeira, Matosinhos, foi hoje alvo de um simulacro de atentado terrorista à bomba, que serviu para testar a eficácia dos meios locais e distritais de socorro e proteção civil.

Simulacro de atentado terrorista causa nove 'feridos' em Matosinhos
Notícias ao Minuto

13:51 - 13/04/16 por Lusa

País Leça da Palmeira

Na simulação que se iniciou com o corte das estradas e área envolvente da refinaria pelas 09h45, uma hipotética bomba teria rebentado com um dos reservatórios de petróleo bruto da refinaria, dando origem a nove feridos fictícios e a uma coluna de fumo tóxico que, a propagar-se, afetaria toda a área do Grande Porto.

"Julgo que a resposta foi realmente cabal", disse aos jornalistas Lurdes Queirós, vereadora da Proteção Civil de Matosinhos, já no rescaldo do simulacro que contou com 7 elementos da GNR, 48 agentes da PSP e 87 bombeiros de diversas corporações do distrito do Porto, para além de 8 operacionais da Cruz Vermelha.

"A seguir à ?explosão' da bomba, a refinaria acionou o seu plano interno de segurança", explicou a vereadora da Proteção Civil, esclarecendo que o mecanismo não foi capaz de dar resposta, pelo que foi necessário recorrer ao plano municipal de segurança e socorro.

Um atentado real naquela zona implicaria o realojamento de cerca de 3 mil pessoas e a evacuação de 1313 habitações. Das nove vítimas simuladas, seis seriam trabalhadores da refinaria, um agente da polícia e dois transeuntes.

"Isto - a ser um cenário real - causaria uma nuvem de fumo tóxico que afetaria cerca de 55 mil habitantes", sublinhou a responsável pela Proteção Civil de Matosinhos, ressalvando que seria ainda prematuro retirar lições do simulacro, até porque implica uma avaliação ponderada do que correu e poderia ter corrido mal.

"Nestas situações, o que nos causa sempre algum embaraço é sempre a comunicação, porque tem de fluir entre os diferentes atores que estão no cenário", avançou Lurdes Queirós, concluindo que "até a esse nível as coisas funcionaram bem".

Quanto ao que se aprendeu com este simulacro, sobretudo no que ao reforço de medidas de segurança diz respeito, a Proteção Civil remeteu comentários para um comunicado a divulgar depois de uma "avaliação cuidada" dos erros e decisões acertadas ocorridas na simulação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório