Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Mistério de sexta-feira 13 junta 800 pessoas numa caminhada noturna

Cerca de 800 pessoas atraídas pelo mistério, pelo gosto pela aventura e pela cultura, são esperadas em maio, segundo cálculos da organização, na caminhada noturna de sexta-feira, 13, rumo à Mesa dos Três Abades, em Viana do Castelo.

Mistério de sexta-feira 13 junta 800 pessoas numa caminhada noturna
Notícias ao Minuto

11:40 - 12/04/16 por Lusa

País Viana do Castelo

"Vai depender muito das condições climatéricas mas as nossas estimativas apontam para uma participação de cerca de 800 pessoas", afirmou hoje à Lusa o presidente do Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de agosto, Pedro Rego.

Além daquela associação, a iniciativa é promovida pelas Juntas de Freguesia de Vila de Punhe, Mujães e Barroselas e Carvoeiro, e tem este ano como "elemento patrimonial central", a Mesa do Três Abades.

"Todos os anos destacamos um elemento patrimonial das freguesias envolvidas na caminhada noturna que vai na sexta edição. Este ano, escolhemos a Mesa dos Três Abades, um lugar 'sui generis', já que pertence às três freguesias", sublinhou Pedro Rego.

Situada no Largo das Neves, a Mesa dos Três Abades terá sido construída no início do século XVII, numa iniciativa dos párocos de Vila de Punhe, Mujães e Barroselas, para assinalar o fim das discórdias em relação aos limites das freguesias.

O Largo das Neves e a capela lá situada já estiveram no centro de várias polémicas entre os responsáveis das três freguesias, na tentativa de "marcar território", tendo até acontecido que, em inícios da década de 90, o então presidente da Junta de Vila de Punhe encheu o largo de pedra, para tentar inviabilizar a festa.

Ao longo dos anos, e numa altura em que eram os párocos quem mais ordenavam, a Mesa dos Três Abades assumiu-se como uma espécie de fórum popular, já que era ali que eram discutidos e tratados os assuntos de interesse da comunidade, do foro eclesiástico e do civil.

"A ideia de organizar esta iniciativa deve-se ao facto das freguesias envolvidas partilharem a simbólica e peculiar Mesa dos Três Abades que se localiza na interceção das três freguesias. As autarquias envolvidas demonstram que é possível, com resultados positivos e encorajadores, trabalhar em conjunto, envolver as pessoas e as instituições e melhorar a oferta cultural", disse.

A partida para a caminhada noturna, intitulada "Queimada na Mesa dos Três Abades", está marcada para as 21:00 de sexta-feira 13 de maio, no adro da Igreja de cada uma das freguesias participantes, e o ponto de encontro será aquele marco divisório das três freguesias.

"São formados três grupos que partem de cada uma das freguesias para fazer a caminhada. No final encontram-se todos à Mesa dos Três Abades onde vão decorrer várias atividades", sublinhou Pedro Rego.

A caminhada noturna, com um percurso de cerca de quatro quilómetro e grau de dificuldade baixo, termina com animação, representações teatrais, o esconjuro e uma queimada galega.

A iniciativa tem como objetivo aproveitar o misticismo que envolve a "sexta-feira 13" para, "em ambiente de convívio, juntar aventura com cultura".

Os interessados podem inscrever nas respetivas Juntas de Freguesia, com um custo de dois euros caso queiram ter acesso que inclui uma pulseira luminosa para sinalização durante a caminhada noturna, um copo e a queimada galega.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório