Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Oliveira do Bairro sensibiliza para o perigo de incêndios rurais

A Câmara de Oliveira do Bairro vai promover uma ação de sensibilização das populações para os cuidados a ter com o uso do fogo, apelando ao corte e remoção de matos em terrenos rurais e florestais.

Oliveira do Bairro sensibiliza para o perigo de incêndios rurais
Notícias ao Minuto

12:17 - 11/04/16 por Lusa

País Autarquia

Promovida em parceria com a Guarda Nacional Republicana e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, a acção está marcada para dia 21, na freguesia do Troviscal.

Segundo fonte da autarquia, a iniciativa "é dirigida a toda a população e tem como objetivos apelar à limpeza de terrenos junto a edificações em espaços rurais e alertar para os benefícios das ações de gestão de combustível na proteção das edificações e para os perigos decorrentes de comportamentos de risco".

A ação decorre no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, documento que define, entre outros aspetos, a perigosidade de incêndios florestais no território municipal e as faixas de gestão de combustível, constituindo um plano estratégico com incidência territorial em todo o concelho de Oliveira do Bairro.

O documento, que estabelece as regras a que deverão obedecer a ocupação, o uso e a transformação do solo em todo o território concelhio, foi aprovado em 2008, tendo sido revisto em 2014.

Com estas ações de sensibilização, que em anos anteriores foram realizadas em todas as freguesias do concelho, a autarquia bairradina antecipa o chamado "período crítico" do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que nos últimos anos tem vigorado entre 01 de julho e 30 de setembro por decisão do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Segundo dados da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, entre 2011 e 2014 registaram-se na área do concelho 261 incêndios em áreas de povoamento florestal, 21 em zonas de mato e 36 em áreas agrícolas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório