Meteorologia

  • 17 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Apresentação quinzenal de desempregados condenada. É "pidesco"

A Provedoria da Justiça questiona a “utilidade” da obrigação a que os desempregados estão sujeitos para ter direito a apoios sociais.

Apresentação quinzenal de desempregados condenada. É "pidesco"

As apresentações quinzenais a que os beneficiários de prestações de desemprego estão obrigados já motivaram várias denúncias ao Provedor de Justiça que recentemente sugeriu a alteração ou eliminação da medida ao atual Governo.

Segundo o Provedor de Justiça, citado pelo Esquerda.net, "a forma como tem sido concretizado o dever de apresentação quinzenal levanta sérias dúvidas quanto à sua real utilidade e função, pondo claramente em causa a finalidade e os objetivos para os quais foi estabelecido".

Esta foi a resposta que a Provedoria terá dado a Margarida Janeiro, uma desempregada que apresentou queixa à entidade.

"Penso que se trata de uma solução pidesca e persecutória sem sentido que viola os direitos fundamentais dos cidadãos portugueses", disse ao site bloquista, lamentado que está "cansada de obedecer a esta humilhação".

O Bloco de Esquerda já apresentou na Assembleia da República um projeto-lei m o intuito de eliminar este dever dos desempregados, cujo incumprimento resulta a anulação da inscrição nos Centros de Emprego e a perda do direito aos respetivos apoios sociais.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório