O grupo de mais de 30 portugueses que está a ser afetado por um surto de gastroenterite em Andorra deve regressar a Portugal amanhã, dia 2.
“Esta situação preocupa-nos já que são 1.200 quilómetros de condução até Portugal para pessoas num estado de saúde muito debilitado”, disse ao Notícias ao Minuto uma familiar e amiga de várias pessoas afetadas.
Segundo a mesma fonte, o surto tem afetado tanto adultos como crianças mas são estas últimas “quem apresenta os sintomas mais graves, já que na sequência dos vómitos e diarreia intensos entram em estado de desidratação”.
No hospital, os doentes estão ser tratados com soro e antibióticos, o que indica tratar-se de uma contaminação de bactéria.
Por verificar que turistas de vários hotéis e nacionalidades estão a ser afetados, o grupo acredita que o problema tenha tido origem na água da rede pública.
Ao contrário do que terá dito à imprensa, o diretor do hotel Abba Xalet , onde estão hospedados os portugueses, o SPA foi fechado.
Após insistência dos portugueses, que acusaram as unidades hoteleiras de não fazerem nada para prevenir que mais pessoas fossem infetadas, o hotel afixou nas suas instalações o aviso que se pode ver na imagem acima.