Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

União Zoófila sofre incêndio e pede ajuda para "reparar estragos"

A associação acredita que o incêndio tem mão criminosa.

União Zoófila sofre incêndio e pede ajuda para "reparar estragos"
Notícias ao Minuto

21:41 - 26/03/16 por Inês André de Figueiredo

País Associação

Uma zona de mato nas imediações da União Zoófila sofreu, esta sexta-feira, um incêndio que acabou por afetar três boxes da associação, sendo que houve a necessidade de retirar animais da zona afetada bem como a medicação necessitada de frio.

De acordo com a PSP de Lisboa, os danos do incêndio foram apenas materiais, mas o caso passou a estar sob a alçada da Polícia Judiciária por haver indícios de mão criminosa no mesmo. Os Bombeiros Voluntários esclareceram ao Notícias ao Minuto que estiveram cinco viaturas no local e cerca de 16 homens, sendo que o incêndio demorou 20 minutos a ser circunscrito.

“Ontem alguém ateou fogo junto ao abrigo da União Zoófila, colocando em risco a vida de quase 800 cães e gatos já tão marcados pelo sofrimento”, escreveu a associação na sua página oficial de Facebook, frisando que houve boxes afetadas, que “o sistema elétrico ardeu” e que ainda não é possível “usar o bloco de cirurgia”.

“Só não perdemos amigos porque os voluntários subiram imediatamente para os telhados e usaram as mangueiras do abrigo para impedir que as chamas se aproximassem demasiado e porque os Bombeiros Sapadores de Lisboa acorreram rapidamente”, garante a mesma nota.

Apesar de nenhum dos animais ter sofrido ferimentos, a União Zoófila pede “ajuda para recuperar os telhados de várias boxes queimadas e [para] recuperar totalmente o sistema elétrico”, já que sem eletricidade não há enfermaria apta para os animais.

Desta forma, a associação pede doações para “reparar os estragos” e divulga os seguintes dados: 

IBAN PT50 0033 0000 0058 0204 2235 6BIC/SWIFT BCOMPTPL

Recomendados para si

;
Campo obrigatório