Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Re-Food Aveiro recolheu mais de 100 kg de alimentos numa semana

A Re-Food Aveiro, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que trabalha para eliminar o desperdício alimentar, anunciou hoje ter resgatado mais de 100 quilos de alimentos, na sua primeira semana de recolha de excedentes.

Re-Food Aveiro recolheu mais de 100 kg de alimentos numa semana
Notícias ao Minuto

19:02 - 09/03/16 por Lusa

País IPSS

Ainda à procura de um espaço para instalação do seu Centro de Operações, a Re-Food Aveiro trabalha para eliminar o desperdício alimentar, combater a fome e promover a inclusão de toda a comunidade, tendo iniciado a sua atividade com a recolha de pão e bolos secos, para distribuição por várias entidades de solidariedade social do Concelho de Aveiro.

A recolha, realizada por voluntários, teve início a 29 de fevereiro e, segundo a organização, "na primeira semana foram resgatados mais de 100 quilos de alimentos em perfeitas condições que tinham como destino o lixo", prevendo resgatar, durante o mês de março, mais de meia tonelada.

"Este é o primeiro passo em direção a uma recolha total dos excedentes diários dos estabelecimentos de restauração e eficaz encaminhamento para as famílias e cidadãos carenciados", dá conta a Re-Food Aveiro.

A implantação do movimento Re-Food em Aveiro conta com um núcleo de mais de 500 pessoas disponíveis para contribuir, como voluntários, na recolha e distribuição dos bens alimentares, que receberam uma formação inicial.

São esses voluntários que se deslocam às "fontes de alimentos parceiras" onde recolhem os excedentes para, no dia seguinte, serem distribuídos pelas entidades beneficiárias.

A Re-Food conta já com as seguintes entidades parceiras na cedência de alimentos em Aveiro: Chá e Bolachas, Casa do Benfica, Estrela Dourada, Morangos e Melancia, Milénio, Pastelaria Avenida, A Portuguesa, Confeitaria Peixinho, Padaria Flor do Alboi, Disha Gourmandise, Riaparque, Flor de Sá, Rainha de Aveiro, Caracas e Zig-Zag.

Todos os alimentos resgatados são diariamente encaminhados para cinco instituições beneficiárias, abrangendo mais de uma centena de pessoas carenciadas. São elas as Florinhas do Vouga, Cáritas Diocesana, Centro Comunitário da Vera Cruz, Santa Casa da Misericórdia e Junta de Freguesia de Esgueira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório