Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Câmara de Guimarães investiga autoria de descarga ilegal no rio Ave

A Câmara de Guimarães revelou hoje ter acionado o plano de ação para várias autoridades fiscalizadoras investigarem "a autoria da descarga ilegal" no rio Ave, detetada esta manhã nas imediações da captação do Bioso, freguesia de Gondomar.

Câmara de Guimarães investiga autoria de descarga ilegal no rio Ave
Notícias ao Minuto

16:41 - 09/03/16 por Lusa

País Bioso

Em comunicado, a autarquia esclarece que já estiveram no local, a "apurar responsabilidades", a Agência Portuguesa do Ambiente do Norte, o Serviço de Proteção da Natureza, Ambiente e Proteção Animal (SEPNA) da GNR, o Serviço de Proteção Civil de Guimarães e a Vimágua, empresa intermunicipal que faz a gestão e exploração dos sistemas públicos de captação, tratamento e distribuição de água para consumo público.

"As entidades fiscalizadoras já se encontram no terreno, desde a manhã desta quarta-feira, com o objetivo de apurar responsabilidades em relação a um atentado ambiental verificado às 09:30", destaca o município.

Segundo a Câmara, "a intervenção decorre do Plano de Ação para a Despoluição do rio Ave, criado pela Câmara de Guimarães em articulação com instituições envolvidas na gestão da bacia hidrográfica do Ave".

A Câmara de Guimarães nota que este Plano de Ação para a Despoluição do rio Ave pretende "corrigir comportamentos, eliminar focos poluidores e, apurando-se a autoria das descargas ilegais, aplicar meios coercivos sobre o infrator com o objetivo de salvaguardar o património ambiental vimaranense".

"A Câmara está preocupada em defender o rio Ave e em fazer essa articulação com as instituições fiscalizadoras, realizando um trabalho de descontaminação da água, de monitorização de fontes poluidoras e de identificação de setores de atividade com elevado potencial poluente. Esse trabalho começou em janeiro de 2015 e tem de ser bem-sucedido", sublinhou o presidente da autarquia, Domingos Bragança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório