Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

PSP contactada para apresentação de livro 'queimado' na internet

Henrique Raposo, colunista do semanário Expresso, tem visto o seu livro ‘Alentejo Prometido’ envolto em polémica por causa da forma como descreve as gentes e a cultura alentejana.

Notícias ao Minuto

09:30 - 03/03/16 por Anabela de Sousa Dantas

País Alentejo

O lançamento do controverso livro ‘Alentejo Prometido’ escrito por Henrique Raposo estava marcado para a Galeria Tintos e Tintas, em Lisboa, mas os responsáveis pelo espaço acabaram por desmarcar devido aos comentários menos positivos de que a obra tem sido alvo.

A Fundação Francisco Manuel dos Santos voltou a marcar a apresentação, mas desta feita para a livraria Bertrand em Picoas, no próximo dia 8 de março pelas 18h30.

O intendente Hugo Palma indicou ao Notícias ao Minuto que o escritor não usufrui de qualquer proteção policial mas que a Fundação pediu, sim, que fosse feita uma avaliação para aquele dia particular.

“O Comando de Lisboa está a avaliar a situação, que passará eventualmente por uma presença discreta por parte da polícia”, esclarece Hugo Palma, sublinhando, no entanto, que essa decisão será tomada “na altura e em contacto direto com a Fundação”.

A ‘sentença pública’ já ditada nas redes sociais

Esta onda de críticas que se levantou, qual tsunami, na internet começou de forma mais vincada a partir do momento em que Henrique Raposo deu uma entrevista a Pedro Boucherie Mendes no programa ‘Irritações’, da SIC Radical.

As declarações em torno de uma “cultura de suicídio” e de “desconfiança” que existirá no Alentejo foram tomadas a peito pelos seus habitantes (e não só).

No Facebook acabou por ser criado um grupo público chamado ‘Henrique Raposo – O inimigo n.º 1 do Algarve e Alentejo’ que já conta – à data de publicação desta notícia – com 11 mil membros.

Esta “intifada”, palavra utilizada pelo autor na sua coluna do Expresso do passado fim-de-semana, não ficou por aí. Circulam agora na internet imagens do livro a ser queimado, conforme se pode ver acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório