Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Galilei Saúde passa a estar sob administração judicial

A Galilei Saúde encontra-se sob administração judicial no âmbito do Processo Especial de Revitalização (PER), tendo sido nomeado João Martinho como administrador judicial provisório, segundo a informação disponível no portal Citius, do Ministério da Justiça.

Galilei Saúde passa a estar sob administração judicial
Notícias ao Minuto

20:16 - 29/02/16 por Lusa

País PER

A Galilei Saúde controla, entre outros ativos, o British Hospital, e como o seu administrador de insolvência foi nomeado a 25 de fevereiro, os credores dispõem de 20 dias a partir dessa data para reclamarem dívidas à empresa do universo Galilei (ex-Sociedade Lusa de Negócios), que detinha o Banco Português de Negócios (BPN) até à sua nacionalização em 2008.

A partir do momento em que foi nomeado um administrador de insolvência, "o devedor fica impedido de praticar atos de especial relevo, (...) sem que previamente obtenha autorização para a realização pretendida por parte do nomeado administrador provisório", lê-se no anúncio do PER da Galilei Saúde.

O administrador judicial tem ainda "direito de acesso à sede e às instalações empresariais do devedor e de proceder a quaisquer inspeções e a exames, designadamente dos elementos da sua contabilidade", ficando o devedor "obrigado a fornecer-lhe todas as informações necessárias ao desempenho das suas funções".

Há precisamente um mês (29 de janeiro), o veículo estatal Parvalorem, o maior credor da Galilei (ex-SLN), chumbou o Processo Especial de Revitalização (PER) da 'holding', empurrando-a para a insolvência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório