Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Eutanásia: Mais de dois mil assinaram, petição vai ao Parlamento

A dissuasão sobre a eutanásia terá de ser analisada em comissão parlamentar e poderá chegar ao plenário.

Eutanásia: Mais de dois mil assinaram, petição vai ao Parlamento
Notícias ao Minuto

08:00 - 22/02/16 por Carolina Rico

País Morte

Até à hora de publicação desta notícia, 2.293 pessoas já tinham assinado a petição pública pela despenalização da eutanásia criada na semana passada pelo movimento cívico 'Direito a morrer com dignidade' e dirigida à Assembleia da República.

Com este número de subscritores a petição já está apta para análise por parte da comissão de Saúde, na comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias ou em ambas.

Se atingir as quatro mil assinaturas o debate terá de ser obrigatoriamente discutido em plenário.

No texto da petição, disponível no site Petição Pública, os proponentes apelam à "despenalização e regulamentação da Morte Assistida como uma expressão concreta dos direitos individuais à autonomia, à liberdade religiosa e à liberdade de convicção e consciência, direitos inscritos na Constituição".

"É imperioso acabar com o sofrimento inútil e sem sentido, imposto em nome de convenções alheias", defendem os subscritores, apontando a eutanásia como a resposta a um pedido próprio de um doente em grande sofrimento e sem esperança de cura, feito de forma informada, consciente e reiterada.

O manifesto ‘Morrer com Dignidade’ voltou a colocar a eutanásia na ordem do dia e ao longo da última semana o Notícias ao Minuto deu-lhe a conhecer os exemplos de outros países e os vários argumentos de médicosadvogadosautoridades da Saúdepsicólogosreligiosospolíticos e até cinco filmes que podem mudar a sua opinião sobre o tema.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório