Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Cavaco envia recado e defende "dignificação de carreiras da GNR"

Aníbal Cavaco Silva esteve, esta quinta-feira, no centro de formação da GNR, em Portalegre.

Cavaco envia recado e defende "dignificação de carreiras da GNR"
Notícias ao Minuto

12:45 - 11/02/16 por Patrícia Martins Carvalho

País Cavaco Silva

O Presidente da República enalteceu hoje a GNR e os seus militares. No discurso proferido em Portalegre, Cavaco Silva lembrou que Portugal é um país procurado por turistas por ser um local seguro, algo que se deve, também, ao trabalho da GNR.

Mas não só. A proximidade da Guarda Nacional Republicana para com os idosos que vivem isolados no interior de Portugal – zona que é da responsabilidade da GNR – foi também frisada pelo Presidente: “é uma das facetas mais importantes da sua missão”.

“A GNR tem um papel central no combate ao isolamento das populações e é um garante da coesão social e territorial”, apontou, relembrando que a Guarda tem a seu cargo “tarefas de manutenção da ordem, de proteção e segurança de bens e pessoas e de vigilância das nossas estradas”.

As missões no estrangeiro também não foram esquecidas com Cavaco a assegurar que as mesmas “trouxeram à GNR elevado prestígio e respeito”.

Por tudo isto, o Presidente da República considera que “cada vez mais os militares têm de estar preparados para uma diversidade de situações nas quais saibam responder com prontidão e retidão necessárias, não apenas perante ações de criminosos e transgressores, mas perante todos os deles precisam”.

Assim, Cavaco Silva faz um apelo ao Governo no que ao estatuto dos militares da GNR diz respeito.

“A dignificação das carreiras dos militares da Guarda deve corresponder ao rigor que lhes é exigido no exercício das suas funções e ao risco a que estão diariamente sujeitos”, apontou.

Nesta senda, o Presidente terminou o seu discurso lembrando que “a melhoria das condições dos postos e dos equipamentos utilizados pelos militares deve ser uma preocupação constante do Governo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório