Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Eutanásia: "Não defendo referendo nestas matérias"

“Se o não vencer, repete-se até dizer sim. E quando se diz sim é definitivo”, admite Bagão Félix.

Eutanásia: "Não defendo referendo nestas matérias"
Notícias ao Minuto

23:30 - 10/02/16 por Goreti Pera

País Bagão Félix

Bagão Félix não é favorável a que se referende a legalização da eutanásia em Portugal. No seu habitual espaço de comentário na antena da SIC Notícias, o antigo governante disse entender que esta matéria é “muito complexa” e pode não se retirar o melhor entendimento mesmo com 99% dos eleitores a votar no mesmo sentido.

“Não defendo referendo nestas matérias. Não é a melhor maneira de salvaguardar o bem comum”, atirou, convicto de que, pela realidade que se tem vivido, em casos como este, “se o não vencer, repete-se até dizer sim. E quando se diz sim é definitivo”.

“Este assunto é muito complexo. Eu próprio, que tenho lido bastante sobre isso, preciso de ouvir opiniões diferentes. Até porque se colocam questões éticas, humanas e clínicas. Preciso de ouvir pessoas que tenham profundo conhecimento sobre estas matérias”, explicou.

Para o comentador, não há uma resposta clara para uma série de questões que a eutanásia coloca. Não há, por exemplo, uma “definição para sofrimento intolerável”, bem como para os casos em que a morte assistida devesse ser permitida.

É preciso, por isso, “que a legislação seja minuciosamente estudada e aprovada” e que se defina “a fronteira para não dar origem a situações de crime”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório