Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Escolas a Tempo Inteiro? Única obrigação "é horário até às 15h30"

Ministério da Educação esclarece que todas as atividades extracurriculares que as escolas possam oferecer é sempre uma opção e indica que possível modelo de Escola a Tempo Inteiro ainda não está em cima da mesa.

Escolas a Tempo Inteiro? Única obrigação "é horário até às 15h30"
Notícias ao Minuto

14:35 - 10/02/16 por Anabela de Sousa Dantas

País Ensino

Sem estarmos a comprometer-nos com qualquer tipo de modelo que se vá avançar sobre a Escola a Tempo Inteiro é óbvio que seria sempre uma coisa opcional, os pais podem optar por deixar as crianças ou não”, declarou o Ministério da Educação ao Notícias ao Minuto.

Em causa está a notícia veiculada esta quarta-feira pelo Diário de Notícias que dá conta da intenção do objetivo do Governo em alargar a escola a tempo inteiro aos alunos até ao 9º ano, ou seja, estes alunos permaneceriam na escola desde as 8h30 até às 19h30, complementando o plano curricular com atividades extracurriculares.

A tutela dirigida por Tiago Brandão Rodrigues esclarece que, “embora pareça que é uma coisa obrigatória, não é” e dá como exemplo as já existentes atividades de enriquecimento curricular (AEC), que os pais já fazem usufruto conforme a sua vontade.

“A única que é obrigatória é o horário efetivo da escola até às 15h30 e o horário letivo curricular, por assim dizer”, esclareceu fonte do ministério, indicando que a suposição em contrário “é uma redundância porque qualquer tipo de atividade extracurricular que a escola oferece é sempre uma opção”.

A tutela não avança, no entanto, com mais informações, uma vez que é “um modelo que não está sequer em cima da mesa”.

O Notícias ao Minuto tentou entrar em contacto com a Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) mas, até ao momento de publicação desta notícia, sem sucesso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório