Meteorologia

  • 29 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º

Horários mais flexíveis e outros apoios para quem ajude idosos em casa

Pessoas que ajudem idosos em casa podem vir a ter acesso a um conjunto de medidas abonatórias a essa prestação de auxílio.

Horários mais flexíveis e outros apoios para quem ajude idosos em casa
Notícias ao Minuto

12:35 - 08/02/16 por Zahra Jivá

País Governo

O Governo está a preparar o estatuto do “cuidador informal” para garantir uma série de medidas laborais e apoios concretos a quem cuida de idosos.

“Este estatuto visa reconhecer o cuidado e caracterizar o que é isto do 'cuidador informal', de forma a assegurar um conjunto de medidas”, que passam pela flexibilidade nos horários, benefícios fiscais, suporte técnico com recurso a enfermeiro e justificações de faltas no trabalho, segundo revela fonte do Ministério da Saúde ao Notícias Ao Minuto.

O objetivo é ajudar os idosos que inspiram cuidados, de forma a terem “apoio domiciliário e familiar”. A ter em conta ainda que muitos familiares não têm por vezes os meios para prestar auxílio. Ou seja, é preciso formá-los e dar a oportunidade de passarem algum tempo com os mais séniores. Para isso, é preciso criar condições laborais.

No entanto, este projeto não deverá avançar imediatamente, uma vez que o Ministério da Saúde ainda está em conversações com o Ministério do Trabalho e da Segurança Social. “É um documento que está a ser discutido, ainda não está fechado e até pode ir por outro caminho. Está a decorrer ao nível das secretarias do Estado. Mas não podemos isolar esta medida. É apenas uma das alterações de um pacote mais vasto e complementar”, acrescenta a mesma fonte da tutela.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório