Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Jihadista português é notícia na imprensa internacional

O lusodescendente é apontado como o carrasco do Estado Islâmico a protagonizar o último vídeo do Daesh.

Jihadista português é notícia na imprensa internacional
Notícias ao Minuto

08:10 - 07/02/16 por Zahra Jivá

País Steve Duarte

Steve Duarte é o lusodescendente que está a dar que falar na imprensa internacional mas não pelas melhores razões. Em 2014 partiu para a Síria e lá tornou-se um operacional da propaganda do autoproclamado Estado islâmico.

Agora, o filho de emigrantes portugueses do Luxemburgo é apontado pelas autoridades como sendo o homem encapuzado que mata a tiro um refém com um tiro na nuca.

O vídeo do jovem de 27 anos foi divulgado no passado fim de semana, segundo o Expresso, mas na última semana várias são as notícias na imprensa francesa e luxemburguesa a dar conta do sucedido.

A Agência France Press, o The Huffington Post, o L’Express e o 20 Minutes são alguns dos exemplos. Mas a notícia só ganhou destaque depois de o Expresso avançar com a sua identidade.

Há muito que Steve Duarte está referenciado pelos serviços de informações parisienses. “É considerado um operacional influente na estrutura do Daesh”, revela uma fonte, segundo a imprensa internacional.

No vídeo protagonizado pelo lusodescendente ouve-se o jovem a fazer ameaças aos cidadãos portugueses e espanhóis, garantindo que um dia o grupo extremista vai viver numa Península Ibérica 100% muçulmana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório