Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

GNR ainda não atualizou salários dos guardas florestais

O novo Estatuto entrou em vigor em novembro mas está a ser “ignorado”, denuncia a Frente Comum.

GNR ainda não atualizou salários dos guardas florestais
Notícias ao Minuto

21:10 - 05/02/16 por Carolina Rico

País Frente Comum

A Guarda Nacional Republicana (GNR) ainda não procedeu à atualização dos salários dos Guardas Florestais do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, aprovada pelo novo Estatuto da carreira, acusa a Frente Comum.

Num comunicado enviado às redações, assinado pela dirigente Ana Avoila, ressalva-se que “a GNR está obrigada ao cumprimento do que está estabelecido no Estatuto e não pode ignorá-lo”

“Trata-se de uma situação inaceitável”, escreveu a coordenadora da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.

O decreto-lei que pressupõe uma nova tabela salarial para estes profissionais entrou em vigor a 1 de novembro de 2015 e nas negociações com os sindicatos “os representantes da GNR sempre afirmaram existir cabimento orçamental para as atualizações salariais negociadas”.

Além disso não terão sido dadas quaisquer justificações para o atraso na adoção do novo Estatuto e a Frente Comum não terá obtido resposta a um pedido de reunião para discutir o caso.

Se a situação se mantiver, Ana Avoila ameaça com a "concretização de formas de luta".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório