Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Alargamento da licença de maternidade prestes a chegar ao Parlamento

Petição conseguiu quase dez mil assinaturas e deverá chegar à Assembleia da República em breve.

Alargamento da licença de maternidade prestes a chegar ao Parlamento
Notícias ao Minuto

08:29 - 01/02/16 por Andrea Pinto

País Propostas

Será discutida na Assembleia da República a possibilidade de ser alargada a licença de maternidade dos atuais quatro a cinco meses para meio ano.

O tema será discutido graças a uma petição lançada na internet e que conta atualmente com quase dez mil subscrições. Recorde-se que para que um tema seja levado ao Parlamento são necessárias apenas 4 mil subscrições.

O projeto foi criado por Carina Pereira, que lembra que “todas as mães que regressam ao trabalho aos 4 ou 5 meses deparam-se com a enorme dificuldade em conciliar o trabalho com a amamentação” acabando por introduzir “outros alimentos precocemente, abandonando, muitas vezes, a amamentação”.

A petição, defende, pretende colocar Portugal num “lugar cimeiro no que diz respeito à amamentação” e lembra que a Organização Mundial de Saúde defende que “as crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade”.

O objetivo é que as mulheres não percam parte do seu vencimento ao alargarem o período de baixa.

A petição já deu entrada na Assembleia da República, tendo-lhe sido atribuído o nº 9/XIII/1ª, e admitida na reunião desta Comissão Parlamentar, informa Carina no seu blog pessoal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório