Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Câmara de Sintra lamenta morte de aluna em escola

A Câmara de Sintra lamentou hoje a morte de uma aluna da Escola Básica 2,3 D. Pedro IV, em Monte Abraão, e considerou necessário "apurar com celeridade as causas" que levaram ao falecimento da estudante de 11 anos.

Câmara de Sintra lamenta morte de aluna em escola
Notícias ao Minuto

20:47 - 29/01/16 por Lusa

País Incidente

Em comunicado, o presidente da câmara, Basílio Horta (PS), informa que contactou, hoje à tarde, a direção do estabelecimento de ensino e colocou "à disposição todos os meios da autarquia, nomeadamente no apoio à família".

O autarca "apela também à unidade de toda a comunidade local, neste momento de profunda tristeza para todos", enviando "condolências à família" e considerando "necessário apurar com celeridade as causas da morte da aluna", acrescenta a nota camarária.

A estudante da escola de Monte Abraão morreu, ao final da tarde de quinta-feira, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde deu entrada após ter sido encontrada inconsciente no estabelecimento de ensino no início da semana.

Segundo uma nota do gabinete do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues "lamenta a morte" da aluna do sexto ano da Escola Básica 2,3 D. Pedro IV, do agrupamento de escolas Miguel Torga.

O ministério acrescentou que contactou, através da Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares, a direção do estabelecimento de ensino, que informou que "a turma e a família estão a ser acompanhadas pelos órgãos da escola", incluindo a psicóloga do agrupamento.

A jovem terá sido encontrada inconsciente na segunda-feira, sendo transportada para o Hospital de Santa Maria, onde permaneceu em coma na unidade de cuidados intensivos.

O gabinete de comunicação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse à Lusa que o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) recebeu, às 15h09, um pedido de socorro para uma criança que tinha desmaiado.

A pessoa que ligou através do 112 "não se encontrava junto da vítima", mas informou que a estudante deitava "sangue pela boca".

A operadora conseguiu confirmar posteriormente que a estudante "estava em paragem cardiorrespiratória, sendo iniciadas manobras de suporte básico de vida" por um funcionário da escola, informou o INEM.

A partir da triagem clínica efetuada, foi acionado para o local, às 15:14, uma ambulância de socorro dos Bombeiros Voluntários de Queluz e, às 15:15, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital S. Francisco Xavier.

Segundo o INEM, a tripulação da VMER informou às 15:50 o CODU de que, à sua chegada, os bombeiros de Queluz "encontravam-se a realizar manobras de reanimação, tendo iniciado manobras de suporte avançado de vida, que permitiram reverter a situação de paragem cardiorrespiratória".

"A criança foi entubada e ventilada sendo dada indicação pelo CODU para proceder ao transporte da mesma para o Hospital de Santa Maria", conclui a nota do INEM.

A direção da Escola EB 2,3 de D. Pedro IV, em comunicado, explica que a aluna morreu ao final do dia de 28 de janeiro, "na sequência de um acontecimento repentino ocorrido na escola, durante o primeiro intervalo da tarde de segunda-feira".

A aluna "era uma criança doce, simpática, boa colega, divertida e feliz" e uma estudante "responsável, empenhada e bem comportada, que deveria ter podido continuar entre nós, feliz, em segurança, a aprender, a crescer e a brincar", acrescenta o comunicado.

As bandeiras das escolas do agrupamento estarão içadas a meia haste "durante uns dias" e, hoje de manhã e à tarde, foram cumpridos "um minuto de silêncio" em homenagem à jovem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório