Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Em Roma escolhe o Papa, em Guimarães obedece ao padre

Um dos três cardeais portugueses, Manuel Monteiro de Castro, de Santa Eufémia de Prazins, Guimarães, tem o poder de participar na escolha do sucessor de Bento XVI, mas quando regressa à terra natal "põe-se ao serviço" do pároco local.

Em Roma escolhe o Papa, em Guimarães obedece ao padre
Notícias ao Minuto

13:21 - 10/03/13 por Lusa

País Cardeal

Com José da Cruz Policarpo, Manuel Monteiro de Castro é um dos dois cardeais portugueses com direito de voto no conclave que começa na terça-feira na Capela Sistina, em Roma. O terceiro cardeal, José Saraiva Martins, por ter mais de 80 anos, não pode votar, mas pode ser eleito Papa.

Em declarações à agência Lusa, António, irmão de Manuel Monteiro de Castro, confessou ter "fé" de que o "divino Espírito Santo" guie o conclave para que a escolha não recaia sobre o irmão.

"Já não tem a idade que a Igreja precisa que este novo Papa tenha", explica, embora as gentes da terra admitam que teria "piada" que fosse dali o sucessor de Bento XVI, que resignou ao pontificado no dia 28 de Fevereiro.

Segundo António Monteiro de Castro, o irmão cardeal deixou o Minho "cedo", para "partir por esse mundo fora em missão".

Para este engenheiro civil, o irmão é "um diplomata da igreja", que vive a fé de forma "muito intensa", como todos aprenderam em casa.

"Tivemos todos a mesma educação. A fé e os valores cristãos acompanharam-nos a todos, mas só ele seguiu este caminho", explicou.

Já se imaginou irmão do Papa? "Não. Aliás, espero que o divino Espírito Santo ilumine o conclave para que isso não aconteça", respondeu, embora salientando que é pelo irmão "já não ser novo" e porque "também nunca ambicionou ser Papa".

Manuel Faria é o pároco da terra. De Manuel Monteiro de Castro disse que este é, "acima de tudo, um servo de Deus", a quem destacou a "humildade" no trato, apesar de ter o "poder" de votar na escolha do Sumo Pontífice.

"Ele é um cardeal, eu um simples padre. Ainda assim, quando vem cá, faz questão de dizer que está ao meu serviço para ajudar na eucaristia e no que eu quiser. Poucos têm esta noção de missão e de servir a Igreja", apontou, num elogio ao actual penitenciário-mor da Santa Sé.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório