Jihadi John veio a Lisboa à procura de dinheiro para o ISIS
O carrasco britânico do Estado Islâmico vai ter uma biografia, que será divulgada esta semana no Reino Unido, na qual se fala sobre uma passagem do terrorista por Lisboa.

© DR

País Biografia
Mohammed Emwazi, mais conhecido por Jihadi John, abriu o seu computador portátil, na Síria, e fez o download de um programa de webdesign. Mas em vez de comprá-lo com um cartão de crédito, usou o seu código de estudante que utilizava no curso de Sistemas de Informação na Universidade de Westminster para descarregar o software de forma gratuita.
Foi a partir daí que os serviços de informações britânicos começaram a seguir pistas sobre o homem filmado a decapitar vários reféns ocidentais na Síria, e que acabou por, mais tarde, ser capturado.
O livro escrito pelo inglês Robert Verkaik, ‘Jihadi John: The Making of a Terrorist’, que vai ser publicado esta quinta-feira no Reino Unido mas sobre o qual o jornal Sunday Times já fez uma pré-publicação da obra, conta toda a história deste terrorista.
O jornalista, que há cinco anos entrevistou Emwazi, conta no livro que o combatente pelas fileiras do Daesh esteve em Lisboa em 2011. O terrorista terá viajado de carro desde Londres até Lisboa, cita o Expresso. Com ele, vieram dois homens que tinham combatido no Afeganistão pela Al-Qaeda, tendo ficado três dias na capital portuguesa.
Os três encontraram-se com um cidadão estrangeiro ligado à oposição do regime de Bassar al-Assad, que também era monitorizado pelas autoridades portuguesas. A reunião tinha o objetivo de receber financiamento para a causa jihadista na Síria. O grupo voltou depois para Londres.
Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer
O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.
Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!
Comentários
Regras de conduta dos comentários