Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

Jihadi John veio a Lisboa à procura de dinheiro para o ISIS

O carrasco britânico do Estado Islâmico vai ter uma biografia, que será divulgada esta semana no Reino Unido, na qual se fala sobre uma passagem do terrorista por Lisboa.

Jihadi John veio a Lisboa à procura de dinheiro para o ISIS
Notícias ao Minuto

19:17 - 26/01/16 por Zahra Jivá

País Biografia

Mohammed Emwazi, mais conhecido por Jihadi John, abriu o seu computador portátil, na Síria, e fez o download de um programa de webdesign. Mas em vez de comprá-lo com um cartão de crédito, usou o seu código de estudante que utilizava no curso de Sistemas de Informação na Universidade de Westminster para descarregar o software de forma gratuita.

Foi a partir daí que os serviços de informações britânicos começaram a seguir pistas sobre o homem filmado a decapitar vários reféns ocidentais na Síria, e que acabou por, mais tarde, ser capturado.

O livro escrito pelo inglês Robert Verkaik, ‘Jihadi John: The Making of a Terrorist’, que vai ser publicado esta quinta-feira no Reino Unido mas sobre o qual o jornal Sunday Times já fez uma pré-publicação da obra, conta toda a história deste terrorista.

O jornalista, que há cinco anos entrevistou Emwazi, conta no livro que o combatente pelas fileiras do Daesh esteve em Lisboa em 2011. O terrorista terá viajado de carro desde Londres até Lisboa, cita o Expresso. Com ele, vieram dois homens que tinham combatido no Afeganistão pela Al-Qaeda, tendo ficado três dias na capital portuguesa.

Os três encontraram-se com um cidadão estrangeiro ligado à oposição do regime de Bassar al-Assad, que também era monitorizado pelas autoridades portuguesas. A reunião tinha o objetivo de receber financiamento para a causa jihadista na Síria. O grupo voltou depois para Londres.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório