Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Dois eurodeputados portugueses em comissão sobre emissões poluentes

Os portugueses Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD) e Carlos Zorrinho (PS) vão integrar a comissão de inquérito do Parlamento Europeu (PE) sobre emissões poluentes no setor automóvel, no âmbito, nomeadamente, das manipulações feitas pela Volkswagen.

Dois eurodeputados portugueses em comissão sobre emissões poluentes
Notícias ao Minuto

11:56 - 21/01/16 por Lusa

País Automóvel

A lista dos 45 eurodeputados membros efetivos da comissão foi hoje aprovada no plenário do PE, em Estrasburgo (França), cerca de um mês depois da decisão de criar o grupo para analisar as alegadas infrações das regras europeias e da sua má aplicação quanto à medição de emissões no setor automóvel.

Em causa está o alegado incumprimento, pela Comissão Europeia, da sua obrigação de rever os ciclos de ensaios para medir as emissões e de adaptá-los, se necessário.

Os eurodeputados também analisarão a possibilidade de o executivo comunitário e os Estados-membros não terem controlado o uso de dispositivos de manipulação de resultados e se dispunham de provas da fraude cometida pela Volkswagen antes do aviso público da Agência de Proteção do Ambiente dos Estados Unidos, em setembro de 2015.

A primeira reunião desta comissão de inquérito decorrerá em fevereiro, estando prevista a apresentação de um relatório intercalar no prazo de seis meses e do relatório final no prazo de 12 meses.

Há três dias, o construtor automóvel francês Renault informou que iria convocar às suas oficinais 15 mil veículos, antes de serem comercializados, para resolver problemas em motores a gasóleo, relacionados com as normas antipoluição.

Na semana passada, o Governo francês anunciou que os testes efetuados em França, na sequência do escândalo da manipulação de emissões que envolveu a Volkswagen, mostraram que na Renault foram "ultrapassadas as normas" para o dióxido de carbono e óxido de azoto.

Os mesmos testes não indicaram existir qualquer dispositivo para manipular os resultados, como aconteceu no construtor automóvel alemão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório