Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

"Deputados não podem achar insuficiente o que acham chegar para outros"

Daniel Oliveira defende que os deputados devem receber apenas a reforma geral, conforme os anos de descontos.

"Deputados não podem achar insuficiente o que acham chegar para outros"
Notícias ao Minuto

20:13 - 20/01/16 por Carolina Rico

País Daniel Oliveira

�Os deputados não podem considerar insuficiente para si o que acham chegar para os outros”, escreveu Daniel Oliveira num artigo que hoje assina no jornal Expresso.

O jornalista referia-se à decisão do Tribunal Constitucional que reverteu a suspensão do pagamento das subvenções vitalícias a ex-políticos com rendimentos superiores a dois mil euros.

“Penso que os deputados não devem ter qualquer rendimento extra, depois de cumprirem as suas funções. Durante aqueles anos descontam para a reforma e, quando chegar a altura, devem recebê-la”, escreveu.

Para Daniel Oliveira, “quem realmente precise” deve receber sim um subsídio de reintegração no fim do mandato, para evitar que o lugar de deputado “seja ocupado por funcionários públicos e profissionais liberais, e possa ser também exercido por cidadãos comuns”.

Já a subvenção vitalícia “é um privilégio injustificável que apenas afasta mais os cidadãos dos políticos, criando um natural sentimento de injustiça”, considera.

Por outro lado, Daniel Oliveira defende a manutenção da subvenção vitalícia para Presidentes da República, para evitar que antigos chefes de Estado vão trabalhar para uma empresa no fim do mandato, o que, na sua opinião, comprometeria a “imagem de independência do Estado”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório