Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

"Governos da Europa não podem ver apenas o seu quintal"

O antigo presidente da Comissão Europeia apela à união dos países da Europa.

"Governos da Europa não podem ver apenas o seu quintal"
Notícias ao Minuto

23:00 - 14/01/16 por Notícias Ao Minuto

País Durão Barroso

Durão Barroso garantiu, em declarações exclusivas à RTP2, que os ataques terroristas são “um problema global que merecem uma resposta global”, salvaguardando que para a ameaça terrorista ser “esmagada” é preciso cooperação, troca de informação e o reforço da “fronteira externa”.

Na Fundação de Serralves, onde foi convidado para falar sobre o papel da Europa no Mundo, o antigo presidente da Comissão Europeia revelou que os países têm de pensar com um todo, protegendo-se unilateralmente.

“Temos uma fronteira comum externa e temos de ter uma força comum, ou pelo menos integrada, para defender a fronteira externa. Governos nacionais não podem ver apenas o seu quintal, [é preciso] que olhem do ponto de vista europeu e consigam ultrapassar barreiras que existem”, defendeu o social-democrata.

Por outro lado, Durão Barroso manifestou compreensão sobre a necessidade de os países quererem mantes os seus serviços de informações nacionais, mas revelou que faz sentido “haver um serviço central que acumule as competências dos diferentes serviços nacionais”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório