Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

'Segurança' de Pinto da Costa ameaçava e dava ordens à PSP

O líder da rede acusada de exercício ilícito da atividade de segurança privada teria acesso a informações internas da polícia do Porto.

'Segurança' de Pinto da Costa ameaçava e dava ordens à PSP
Notícias ao Minuto

08:08 - 07/01/16 por Notícias Ao Minuto

País Eduardo Silva

Eduardo Silva, antigo segurança de Pinto da Costa acusado na Operação Fénix, manteria contactos na Polícia de Segurança Pública a quem daria ordens.

Segundo o jornal i, o empresário que trabalhou como segurança privado para o dirigente do FC Porto durante quatro anos chegou a fazer ameaças diretas de morte ou agressão física a agentes da PSP.

No despacho de acusação do Ministério Público, a que o i teve acesso, consta a descrição de uma chamada, intercetada em outubro de 2014, na qual Eduardo Silva ameaça claramente o chefe Cangalhas, da PSP do Porto, e os seus agentes, sem que daí tenha advindo qualquer consequência legal.

O empresário alegadamente contratado por Pinto da Costa “contava com o auxílio de indivíduos que tinham ligação com elementos das forças de segurança por forma a obter informações sobre as atividades destas e, especificamente, obre indivíduos que pudessem, de alguma forma, colocar em causa o seu domínio da noite”, refere o despacho.

Eram também estes contactos na PSP, incluindo o ex-agente Alberto Couto, a quem Eduardo Silva recorria para obter armas para os seus homens.

Eduardo Silva está acusado de um crime de associação criminosa, 17 de exercício ilícito de segurança privada (um dos quais na forma continuada, pelos serviços prestados ao presidente do FC Porto), um de detenção de arma proibida, um de coação e um de favorecimento pessoal.

Além do empresário, outros 19 arguidos poderão responder pelo crime de associação criminosa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório