Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Ex-dirigente do Sporting disse nunca ter conversado sobre política com Rui Pedro Soares

O antigo director de marketing do Sporting, Pedro Afra, afirmou esta terça-feira em tribunal nunca ter conversado sobre política com o arguido do processo Taguspark Rui Pedro Soares, com o qual o clube negociou contratos de milhões de euros.

Ex-dirigente do Sporting disse nunca ter conversado sobre política com Rui Pedro Soares
Notícias ao Minuto

12:05 - 05/03/13 por Lusa

País Taguspark

Quando questionado pela defesa de Rui Pedro Soares sobre se alguma vez lhe foi sugerido pelo ex-administrador da PT, no âmbito das negociações de contratos publicitários entre a empresa e o Sporting, se alguém do clube deveria apoiar o PS ou José Sócrates a troco desses contratos, Pedro Afra negou.

"Nunca. Não me lembro de conversar com Rui Pedro Soares sobre outros temas que não desportivos. Nunca falei de política ou de outros temas que não tivessem a ver com a actividade profissional", disse a testemunha arrolada pela defesa de Rui Pedro Soares, ex-administrador não executivo do pólo tecnológico de Oeiras.

O processo Taguspark está a ser julgado no tribunal de Oeiras e a acusação refere alegadas contrapartidas que a Taguspark terá dado, por intermédio do ex-administrador Rui Pedro Soares, ao ex-futebolista Luís Figo para este apoiar a campanha de José Sócrates a primeiro-ministro nas legislativas de Setembro de 2009.

Quando questionado sobre o facto de os valores do contrato publicitário entre Figo e o Taguspark - 750 mil euros por três anos, com pagamento de 350 mil logo no primeiro ano - serem superiores aos valores de mercado de outros ex-futebolistas, nomeadamente Rui Costa, Sá Pinto e Vítor Baia, Pedro Afra considerou normal.

"Os valores de investimento têm a ver com o valor das marcas. Acho que o Luís Figo é uma marca mais valiosa do que os outros futebolistas. É como no caso do Sporting, nunca conseguimos ter um contrato superior aos do Benfica, porque a marca tem mais valor, é mais conhecida e tem mais fãs", disse o antigo director geral da Sporting, Património e Marketing.

Quando questionado sobre declarações em sede de tribunal proferidas pelo advogado Paulo Penedos, arguido no processo Face Oculta, que afirmou que a denominada geração de ouro do futebol português "não dá ponto sem nó", ou seja, nada fazia sem ser a troco de dinheiro, Pedro Afra considerou o contrário.

"Não tenho essa opinião. Normalmente, a maioria dos jogadores, quando chega ao nível do Figo ou do Cristiano Ronaldo, são jogadores inteligentes que participam na comunidade. Usam a sua imagem em acções de beneficência e preocupam-se com a sociedade", afirmou.

A sessão de hoje estava destinada à audição de Vítor Baia, testemunha também arrolada pela defesa de Rui Pedro Soares que, pela terceira vez, adiou a sua ida ao tribunal de Oeiras.

O antigo guarda-redes da selecção nacional e do Futebol Clube do Porto será ouvido na quinta-feira, juntamente com Domingos Sá de Oliveira, administrador do Benfica, e com o antigo ministro socialista Arons de Carvalho.

Rui Pedro Soares, ex-administrador não executivo do polo tecnológico de Oeiras, Américo Tomatti, à data dos factos presidente da comissão executiva do Taguspark, João Carlos Silva, antigo administrador do pólo, estão acusados de corrupção passiva para ato ilícito.

O processo Taguspark foi investigado na sequência de uma certidão extraída do processo Face Oculta, também relacionado com crimes económicos.

O Ministério Público considera que os arguidos "sabiam ser administradores de uma sociedade de capitais maioritariamente públicos" e que, no exercício das suas funções, ao realizarem um contrato com Luís Figo, "determinaram-se por interesses estranhos à sociedade Taguspark", utilizando-a para beneficiarem terceiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório