Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Aberto inquérito ao caso de animais a morrer à fome

Cerca de 30 animais já perderam a vida. E há dezenas prestes a morrer.

Aberto inquérito ao caso de animais a morrer à fome
Notícias ao Minuto

08:20 - 30/12/15 por Notícias Ao Minuto

País Póvoa de Lanhoso

O Jornal de Notícias deu a conhecer, na terça-feira, uma situação preocupante que se verifica numa propriedade de Serzedelo, Póvoa de Lanhoso, onde cerca de uma centena de bovinos está a morrer à fome.

O proprietário, José Vieira, alega não ter dinheiro para alimentar os animais. 30 já morreram por falta de alimentos. E os outros “vão acabar por morrer”, segundo o mesmo admite.

No seguimento da notícia, a dossier que estava na divisão de Braga da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) passou para Lisboa e o caso está sob investigação.

De acordo com o Jornal de Notícias, o produtor de pecuária já tinha sido alertado pelo Ministério da Agricultura de que podia ser impedido de continuar a atividade se os problemas de saúde pública e má alimentação persistissem.

O JN foi entretanto contactado por um interessado em comprar os animais. Mas para isso é preciso ultrapassar um problema legal de impedimento de venda, que persiste desde 2003 devido a problemas sanitários.

A Organização dos Produtores Pecuários da Póvoa de Lanhoso disponibilizou-se para o financiar, com o objetivo de que os animais possam ser vendidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório