Meteorologia

  • 15 ABRIL 2021
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Edição

Protecção de Crianças e Jovens regista mais sinalizações em 2012

As Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Sintra registaram no ano passado um aumento de 65 novas sinalizações em relação a 2011, totalizando 1.405, a maioria por negligência e casos de exposição a comportamentos desviantes.

Protecção de Crianças e Jovens regista mais sinalizações em 2012

Os dados foram divulgados hoje durante a apresentação do relatório de actividade de 2012 das duas CPCJ de Sintra.

Foram registados 1.405 novos processos, mais 65 do que em 2011, ano em que foram registados 1.340. No total, as duas comissões trabalharam 3.260 processos activos de crianças (com os que transitaram de outros anos) e, destes, 1607 transitaram para 2013.

De acordo com a presidente da Comissão de Protecção de Dados de Crianças e Jovens de Sintra Oriental (freguesias de Belas, Queluz, Casal de Cambra, Massamá, Monte Abraão, Mira Sintra, Cacém, São Marcos e Agualva), nestas áreas os casos mais detectados referem-se a menores a partir dos 11 anos de idade, na sua maioria sinalizados pelas escolas.

"Há mais sinalizações este ano e mais reabertura de casos que já tinham sido abertos noutros anos. Mantém-se a negligência e a exposição a comportamentos desviantes, nomeadamente a violência doméstica e conflitos parentais, como os mais sinalizados", disse Helena Vitória aos jornalistas.

A responsável da CCPJ Oriental adiantou que "somando a negligência com a exposição a comportamentos desviantes" constata-se que "muitas das crianças acima dos 11 anos começam a ter problemas comportamentais", alguns deles podiam ser "enquadrados como crimes, como o roubo ou crimes contra o património".

"Isto advém do espelho que têm em casa e da supervisão [por parte dos pais] que por vezes lhes falta. Os valores de violência doméstica mantém-se elevados", disse.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório