Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Morte de David "não é caso único". "Há pessoas com sequelas e mortes"

O responsável pelo serviço de neurorradiologia alerta para a existência de mais casos.

Morte de David "não é caso único". "Há pessoas com sequelas e mortes"
Notícias ao Minuto

23:36 - 23/12/15 por Notícias Ao Minuto

País João Reis

O polémico caso da morte de David Duarte por falta de assistência médica no Hospital de São José, em Lisboa, trouxe mudanças no serviço de neurocirurgia – passando a haver uma equipa de prevenção -, mas segundo o responsável pelo serviço de neurorradiologia, João Reis, o que aconteceu com o jovem “não é um caso único”.

Em declarações ao Público, João Reis garante que “há pessoas que ficam com sequelas e há pessoas que morrem” pelo facto de não haver equipas que respondam em caso de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) agudos, nem em casos de neurocirurgia vascular.

“Há toda uma sequência de pessoas em lugares importantes que não tomaram as decisões adequadas, não foi só o ministro [o anterior responsável Paulo Macedo]”, explicou o responsável, referindo-se ao facto de os profissionais terem deixado de fazer escalas ao fim-de-semana por causa da falta de revisão das horas extraordinárias.

“Pagavam-lhes três a quatro euros por hora, não dava para os transportes [quando há um caso urgente, têm 20 minutos para chegar ao hospital]”, esclarece, salvaguardando que houve “empenho” da parte do conselho de administração para arranjar uma solução.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório