Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Capões à moda de Freamunde mais consumidos do que em 2014

Os restaurantes de Freamunde, em Paços de Ferreira, venderam, nas últimas semanas, mais capões cozinhados de acordo com a tradição local do que em 2014, avançou hoje à Lusa fonte autárquica.

Capões à moda de Freamunde mais consumidos do que em 2014
Notícias ao Minuto

19:20 - 17/12/15 por Lusa

País Restauração

"Num dia, as vendas podem chegar aos 20 capões em alguns restaurantes", disse a presidente da Junta de Freamunde, Armanda Fernandez, a propósito da Semana Gastronómica do Capão, que decorreu na localidade.

À Lusa, sublinhou que aquela especialidade gastronómica é cada vez mais um "produto de excelência" e, por isso, "muito apreciado", atraindo visitantes de todo o país.

"Apesar de não dispormos ainda de dados suficientes para fazer um balanço, sabemos que este ano se registou um aumento do número de consumidores desta iguaria", referiu.

Os resultados alcançados decorrem, acrescentou, do trabalho que a Câmara de Paços de Ferreira, a Junta de Freguesia de Freamunde e a Associação de Criadores têm desenvolvido na divulgação do capão e da semana gastronómica.

O capão resulta da castração de um frango, com cerca de três meses, ao qual é cortada a crista, e cresce até aos nove meses, atingindo cerca de sete quilos, quando é abatido para consumo humano. Os apreciadores dizem que a ave tem uma carne mais tenra e um sabor diferenciado.

Armanda Fernandez defendeu, por outro lado, que o capão, habitualmente consumido por altura da festa de Santa Luzia (dia 13 de dezembro) e no Natal, devia ser menos sazonal.

"Não defendo uma massificação do produto a todo o custo, mas que haja mais ciclos de produção ao longo do ano para fazer face à crescente procura", sugeriu.

A propósito do Natal, a autarca reafirmou a importância que o capão tem nas famílias da região para assinalar a quadra, em família, no plano gastronómico.

Por tradição, assinalou, "as famílias em Freamunde e Paços de Ferreira consomem o capão no dia 25, mas há famílias que também o apreciam na consoada do dia 24".

O presidente da Associação de Criadores de Capão de Freamunde, Ricardo Graça, frisou, por outro lado, que a recente certificação do "Capão à Freamunde" potenciou e credibilizou a iguaria.

À Lusa, previu ainda que a certificação irá ajudar os criadores a colocar o produto diretamente nos restaurantes.

"O capão, sendo um produto endógeno e de excelência, tem tudo para se transformar num negócio promissor", defendeu.

Com a proteção jurídica garantida no âmbito da certificação, os criadores vão ser obrigados a cumprir várias regras de alimentação e no processo de castração, entre outras, disse.

O dirigente explicou que os frangos devem ser castrados, de preferência, ainda novos, entre os três e os quatro meses, o que permite à ave assumir "um sabor tenro e delicioso" quando atingir a idade adulta.

Os criadores de capão, representados pela associação do setor, venderam em 2014 cerca de 2.500 aves.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório