Praxes, raramente denunciadas e com efeitos psicológicos nos jovens

Um dos casos mais recentes relacionado com praxes teve lugar na praia do Meco, Sesimbra, onde em 2013 morreram seis estudantes durante um evento organizado pela Comissão Oficial de Praxes Académicas da Universidade Lusófona.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
14/12/2015 13:00 ‧ 14/12/2015 por Notícias Ao Minuto

País

Inquérito

A Universia, um portal online dedicado às Universidades Portuguesas, quis saber como se sentem os jovens académicos quando o assunto é a realização das praxes e, por isso, levou a cabo um inquérito do qual nos dá conta, esta segunda-feira, o Diário Económico.

Assim, concluiu-se que, em Portugal, 73% dos alunos universitários foi praxado ou foi vítima de violência mais pesada na universidade, sendo que 80% admitiu nunca ter denunciado o sucedido.

Ainda de acordo com o mesmo inquérito a que o Económico teve acesso, 41% dos estudantes disse existir permissividade por parte das instituições de ensino relativamente à realização de praxes e 39% respondeu não saber se existe acompanhamento dos casos. Apenas 20% disse que estes atos são punidos.

No que às consequências das praxes diz respeito, mais de metade dos inquiridos (59%) respondeu que estes atos deixam consequências psicológicas nos estudantes com 20% a admitir que as praxes chegam a levar alunos a abandonar os estudos. Sobre este tema, 6% disse existirem consequências físicas e 15% referiu “outras consequências”.

As praxes mais frequentes, segundo os estudantes inquiridos, são brincadeiras pesadas (45%), perseguição verbal (23%), violação da intimidade e imagem (12%), discriminação por raça ou religião (6%), discriminação de género (5%), lesões físicas (4%) e outras (5%).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas