Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ministério Público terá sistema para analisar depósitos suspeitos

Um sistema informático será implementado no próximo ano, pela DCIAP, com o intuito de analisar suspeitas de lavagem de dinheiro.

Ministério Público terá sistema para analisar depósitos suspeitos
Notícias ao Minuto

09:17 - 07/12/15 por Notícias Ao Minuto

País DCIAP

Uma ferramenta informática que permitirá uma ligação entre o Ministério Público, bancos e seguradoras, será criada no próximo ano pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

O sistema informático em causa, segundo o Diário de Notícias (DN), permite uma comunicação automática e em tempo real de depósitos com possíveis suspeitas de lavagem de dinheiro, sendo que, numa fase inicial, apenas alertará para depósitos superiores a cinco mil euros.

O Ministério Público espera, em 2017, depois de uma diretiva europeia, começar a analisar depósitos de mil euros.

“O que se pretende é a transmissão automatizada ao Ministério Público das comunicações de branqueamento”, explicou ao DN uma fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR), acrescentando que se trata de uma “ferramenta informática que permite a comunicação – por parte das entidades financeiras e não financeiras e o registo automático dos dados no sistema informático”.

Até à existência dessa ferramenta informática, manter-se-á a obrigação por parte das entidades financeiras ou não financeiras de avisar a PGR sempre que haja operações suspeitas.

Contudo, estas comunicações demoram sempre bastante tempo. “Fica assim suprimida a fase de introdução de dados, que necessariamente envolve tempo e trabalho, com completa salvaguarda da exatidão da informação”, conclui a fonte da PGR.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório