Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Nascimentos aumentam pela primeira vez em cinco anos

A subida no número de nascimentos será ligeira mas já é dada como garantida.

Nascimentos aumentam pela primeira vez em cinco anos
Notícias ao Minuto

08:53 - 05/12/15 por Notícias Ao Minuto

País Natalidade

Em 2015 nasceram, em média, seis bebés por dia, número que permite, desde já, afirmar que a natalidade deverá aumentar pela primeira vez desde 2010.

Segundo o jornal Expresso, até novembro foram realizados 77.621 testes do pezinho – um exame que é feito a todos os recém-nascidos –, mais 2.168 do que em 2014. À exceção de janeiro e outubro, em que estes testes diminuíram, todos os outros meses registaram uma subida.

Com base nestes dados é possível afirmar que vai mesmo registar-se um aumento ligeiro dos nascimentos, garante ao semanário a responsável pelo Programa de Diagnóstico Neonata, Laura Vilarinho.

A natalidade tem vindo a decrescer de forma constante desde 1970 e com a crise económica o número de bebés a nascer sofreu uma queda abrupta. Mas apesar desta pequena subida, não se esperam aumentos muito significativos nos próximos anos.

“Independentemente da conjuntura económica, dificilmente voltaremos a superar a barreira dos 100 mil nascimentos, a não ser que Portugal consiga reverter o saldo migratório”, prevê a demógrafa Maria João Valente Rosa.

As dificuldades económicas, a precariedade e instabilidade no emprego, a saída de jovens do país (que acabam por constituir família no estrangeiro) e o adiamento da maternidade são algumas das explicações apontadas para os baixos nascimentos em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório