Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Apenas 50 refugiados aceitaram vir para Portugal

Portugal tem capacidade para receber quase cinco mil requerentes de asilo mas são poucos os que aceitam uma recolocação por cá.

Apenas 50 refugiados aceitaram vir para Portugal
Notícias ao Minuto

08:04 - 27/11/15 por Notícias Ao Minuto

País Recolocação

Apesar de Portugal se ter oferecido para receber 4.754 refugiados, apenas 50 se mostraram interessados em vir para Portugal.

Segundo o Diário de Notícias, deverão chegar ao país, antes do Natal, 20 requerentes de asilo vindos da Grécia e 30 provenientes de Itália. “O que já seria muito bom”, disse um dirigente do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Dificuldades burocráticas e a recusa em viajar são as justificações possíveis para o baixo número de pessoas recolocadas na Europa: 700 entre os 160 mil pedidos de asilo.

A grande maioria dos refugiados prefere seguir viagem para a Alemanha e Suécia ou outros países nórdicos onde lhes foi prometido trabalho e um bom nível de vida, ou onde têm família.

Para incentivar os requerentes de asilo a escolher Portugal como porto de abrigo, o embaixador português na Grécia, Rui Alberto Tereno, foi ao campo na ilha grega de Kos apresentar o país aos refugiados e explicar o que podiam esperar ao aqui chegarem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório