Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Ministro considera decisiva a aposta na mobilidade sustentável

O ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, defendeu hoje que o investimento na mobilidade sustentável é decisivo para Portugal reduzir a dependência energética.

Ministro considera decisiva a aposta na mobilidade sustentável
Notícias ao Minuto

14:36 - 23/11/15 por Lusa

País Moreira da Silva

"Estou aqui como ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, concretizando mais uma iniciativa como membro de um governo que está em gestão, mas que não está de forma alguma inibido de praticar alguns atos que são fundamentais, nomeadamente este projeto de financiamento da mobilidade sustentável que estava programado, cujo aviso dos fundos europeus foi hoje publicado", disse aos jornalistas.

Jorge Moreira da Silva presidiu em Aveiro ao lançamento do programa U-bike Portugal, destinado ao meio académico, onde salientou a importância de Portugal prosseguir uma estratégia de mobilidade sustentável, para reduzir a dependência energética.

"Se quisermos prosseguir a estratégia de maior autonomia energética, temos de desenvolver iniciativas na mobilidade elétrica e na mobilidade suave, onde temos competências, recursos e valências para competir à escala mundial", disse.

O lançamento do programa U-bike coincide com a abertura do primeiro aviso do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO-SEUR), e visa a promoção de bicicletas elétricas e convencionais nas comunidades académicas, em regime de aluguer de longa duração.

"Este programa vai permitir a inserção de milhares de bicicletas no meio académico, numa lógica de exemplo, com monitorização dos resultados", disse, estando inserido nas políticas públicas de mobilidade sustentável, de que destacou o incentivo à compra de veículos elétricos, cuja venda triplicou em 2015, e o programa Eco-mobe, já iniciado, que deverá alocar 1200 viaturas elétricas na frota da administração pública.

Jorge Moreira da Silva referiu-se ainda à importância do setor das duas rodas em Portugal, que atualmente exporta 300 milhões de euros de tecnologia associada às bicicletas (cerca de um terço do setor da cortiça), sendo o terceiro maior produtor europeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório