Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Sucessor de D. José Policarpo é das últimas decisões de Bento XVI

Apesar de estar a apenas dois dias da resignação, ainda vai ser o Papa Bento XVI a assinar, esta terça-feira, a nomeação do novo Cardeal Patriarca de Lisboa, que ocupará o lugar deixado por D. José Policarpo no dia em que completa 77 anos de idade, revela o Diário de Notícias (DN).

Sucessor de D. José Policarpo é das últimas decisões de Bento XVI
Notícias ao Minuto

07:37 - 26/02/13 por Notícias Ao Minuto

País Igreja

O pedido de D. José Policarpo já seguiu para Roma há cerca de um mês, mas só hoje deverá ser nomeado, ainda pelo Papa Bento XVI, o seu sucessor. Porém, segundo apurou o DN, Bento XVI pode anunciar já nos próximos dias o nome do próximo Cardeal Patriarca de Lisboa ou deixar esse anúncio para o próximo Papa.

Quanto aos possíveis sucessores de D. José Policarpo, o DN indica que foram apresentados três nomes, sendo dois dos quais o de D. Manuel Clemente, Bispo do Porto e ex-bispo auxiliar de Lisboa, e o de José Ornelas Carvalho, Padre Superior Geral da Congregação dos Dehonianos.

Agora caberá ao Papa Bento XVI analisar as propostas apresentadas pela Igreja Portuguesa e pela Nunciatura Apostólica (representante da Santa Fé em Portugal), e assinar a nomeação. O que, revela o DN, deverá acontecer ainda hoje, dia em que D. José Policarpo completa 77 anos.

Até lá, é certo que D. José Policarpo continuará a exercer as suas funções e que vai ainda participar no Conclave para a eleição do próximo Papa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório