Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Feira do Mel e da Castanha reúne apicultores e outros produtores

Centro e quarenta apicultores, produtores e comerciantes de castanha e de outros produtos locais, além de entidades públicas e privadas, vão participar na 26.ª Feira do Mel e da Castanha da Lousã, entre sexta-feira e domingo.

Feira do Mel e da Castanha reúne apicultores e outros produtores
Notícias ao Minuto

17:20 - 15/11/15 por Lusa

País Lousã

Promovida pela Câmara Municipal, em colaboração com a Cooperativa Lousamel, a feira regista este ano "um crescimento na ordem dos 45%" em termos de adesão, segundo um comunicado da autarquia liderada por Luís Antunes.

"Além dos já habituais apicultores, produtores e comerciantes de castanha e de outros produtos endógenos", o programa conta com a presença de instituições, tasquinhas e "uma significativa mostra de artesanato do concelho e do país" e uma área destinada a produtos gastronómicos diversos.

Na nota, Luís Antunes destaca "o facto de a zona exterior, onde será instalada uma tenda, passar de 600 para 1600 metros quadrados de área coberta, onde estarão instaladas também cinco tasquinhas dinamizadas por associações" locais.

Todas as "inúmeras atividades" que integram o programa "são promovidas ou dinamizadas" por instituições ou artistas do concelho da Lousã, no distrito de Coimbra.

A Feira da Castanha e do Mel da Lousã "é uma das mais antigas" mostras do género em Portugal, tendo sido "a primeira a expor e comercializar unicamente mel certificado", com Denominação de Origem Protegida (DOP), dando expressão ao trabalho da Lousamel junto dos apicultores.

Com quase 27 anos de existência, a cooperativa responsável pela gestão da DOP Serra da Lousã reúne algumas centenas de produtores da região e exporta mel para a Alemanha, além de fornecer a rede de distribuição da Sonae, exportando igualmente "pequenas quantidades" para outros países, como Angola e Noruega.

Arganil, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela e Vila Nova de Poiares, nos distritos de Coimbra e Leiria, são os municípios que integram esta região de mel certificado.

A feira decorrerá no Parque Municipal de Exposições da Lousã, com abertura oficial marcada para sexta-feira, às 18:00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório