Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Atentados: Suspeito já identificado é filho de mãe portuguesa

Ismael Omar Mostefai é o único suspeito identificado dos atentados a Paris, na última sexta-feira, e é lusodescendente, avança o New York Times.

Atentados: Suspeito já identificado é filho de mãe portuguesa
Notícias ao Minuto

16:09 - 15/11/15 por Notícias Ao Minuto

País Paris

O jornal norte-americano revela que, após a identificação do homem, se percebeu que Ismael era filho de mãe portuguesa e pai argelino.

Ismael Omar Mostefai nasceu nos arredores de Paris, cidade onde viveu até 2012, sendo que a sua identidade foi confirmada oficialmente pelo presidente da Câmara de Chartres.

A identidade da mãe ainda não é conhecida, e ainda não se sabe se é um dos sete familiares detidos pelas autoridades para interrogatório policial. Apesar de não haver esclarecimentos sobre a ligação entre ambos, crê-se que o suspeito vivia com os dois pais quando estava em Chartres.

Os dados policiais possibilitaram uma rápida identificação do homem por este já ter cadastro, sendo associado a oito acusações, todas entre 2004 e 2010, nunca tendo cumprido pena de cadeia. Mais ainda, Ismael estava identificado como potencial radicalizado desde 2010, mas não se lhe conheciam nenhuma ligação a células terroristas.

O homem foi um dos responsáveis pelas mortes no Bataclan, a sala de espetáculos onde atuavam os Eagles of Death Metal.

Até ao momento, José Cesário, secretário de Estado das Comunidades, não consegue confirmar a informação avançada pelo New York Times. O Governo frisa ainda que mãe e filho não estão nos dados do Registo Civil Português, nem no registo consular, mas não desmente a informação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório