Meteorologia

  • 24 FEVEREIRO 2020
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 22º

Edição

Empresas portuguesas incentivam trabalho fora do escritório a 7 de Março

Várias empresas portuguesas vão incentivar os seus trabalhadores a não se deslocarem ao escritório no dia 7 de Março, numa iniciativa que pretende promover a produtividade, reduzir os custos e diminuir o impacto ambiental das viagens casa-trabalho.

Empresas portuguesas incentivam trabalho fora do escritório a 7 de Março

"No próximo dia 7 de Março não vamos trabalhar para o escritório. Neste dia vamos trabalhar a partir de casa, do café, do jardim, ou qualquer outro lugar" - é o mote da campanha, promovida em Portugal pela empresa Microsoft.

A iniciativa 'Out of Office Day' (dia fora do escritório), lançada na rede social Facebook, pretende reduzir os custos operacionais nas empresas e aumentar a produtividade, melhorar a qualidade de vida e ambiente familiar dos trabalhadores e diminuir o impacto ambiental causado pelas elevadas emissões de dióxido de carbono nas deslocações entre casa e o trabalho.

"Neste dia vamos poder levar os nossos filhos à escola, vamos perder menos tempo no trânsito e em filas intermináveis, vamos gastar menos gasolina, menos energia, menos recursos", propõe a organização.

A campanha já conta com a adesão de cerca de 30 empresas e entidades, nomeadamente da área das tecnológicas, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do Conselho Económico e Social, da Fundação Champalimaud, da Confederação dos Serviços de Portugal e da Fundação O Século.

A ideia partiu do departamento de produtividade da Microsoft, que constatou, através de estudos, que em média o trabalhador português trabalha nove horas diárias, mais que noutros países, sem que isso corresponda a um nível de produtividade elevado.

Por outro lado, cada português tem "duas ou três ferramentas", como telemóveis ou computadores portáteis ou tablet, com ligação à internet, mas não as utiliza na flexibilidade laboral nem para melhorar a produtividade, disse à Lusa fonte da organização.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório