Meteorologia

  • 21 AGOSTO 2019
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 19º

Edição

Vila de Resende preparada para acolher família de refugiados

Uma família de cinco refugiados poderá vir a ser acolhida na antiga casa dos magistrados da vila de Resende, disse hoje à agência Lusa fonte da Câmara do norte do distrito de Viseu.

Vila de Resende preparada para acolher família de refugiados

"Assinámos na segunda-feira um protocolo nesse sentido com a Plataforma de Apoio aos Refugiados. Estamos disponíveis para os receber, mas depende da plataforma", explicou a vereadora Maria José Dias, que tem o pelouro da ação social.

Segundo Maria José Dias, foi dada indicação à plataforma de que poderia ser recebida no concelho "uma família de cinco pessoas, sendo três crianças ou jovens e um casal".

"Como é óbvio, não se trata apenas de terem casa e a comida na mesa, há outras questões, como a educação, a saúde, a integração e a língua", frisou.

A vereadora explicou que "a casa está muito próxima do agrupamento de escolas e do centro de saúde", o que facilitará o acesso dos membros da família a estes serviços.

Os técnicos do município, alguns dos quais licenciados em Português e Inglês, ajudarão a família na questão da língua portuguesa e da integração, acrescentou.

Maria José Dias referiu que, no que respeita à empregabilidade, "o gabinete de inserção profissional da Câmara ajudará na questão do currículo e em tudo o que for possível".

No entanto, disse que há já boas notícias: "A plataforma entrou em contacto comigo a dizer que havia a possibilidade de uma entidade do concelho dar emprego a um dos membros do casal".

A vereadora considerou que a população irá acolher bem esta família, apesar de alguma desinformação que tem passado nas redes sociais.

"Somos um concelho acolhedor, que tem outros migrantes que eu considero que estão bem integrados. Não vejo que possa haver aqui um problema. Mas, se houver, cá estaremos para intervir e tentar solucionar", garantiu.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório