Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Universidade de Vila Real com unidade experimental de nutrição de 881 mil euros

A Universidade de Vila Real inaugura no dia 19 uma unidade experimental de nutrição, num investimento de 881 mil euros para reforçar a aposta na investigação e nas parcerias com empresas pecuários e agroalimentares.

Universidade de Vila Real com unidade experimental de nutrição de 881 mil euros
Notícias ao Minuto

13:15 - 12/11/15 por Lusa

País UTAD

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciou hoje que a "Unidade Experimental de Nutrição Professor Arnaldo Dias da Silva" visa "aumentar a visibilidade da academia enquanto centro de investigação e possibilitar o estabelecimento de parcerias com empresas do setor pecuário e agroalimentar".

Estas instalações constituem, de acordo com a UTAD, "um dos principais pilares da investigação científica na área da ciência animal" da universidade de Vila Real.

A nova unidade vai ter o nome do professor emérito Arnaldo Dias da Silva, um dos docentes de "referência" da UTAD, e que, segundo a academia, "ao longo do seu trajeto de vida, pessoal e profissional, contribuiu para a disseminação do conhecimento da zootecnia e da nutrição".

A unidade resulta da reconversão das instalações existentes, construídas em 1980 juntamente com as estruturas de produção animal (vacaria, ovil e novilheiro), e que durante 35 anos tiveram um "papel relevante" na formação académica dos alunos dos cursos de Engenharia Zootécnica e de Medicina Veterinária e também na produção científica dos membros dos departamentos de zootecnia e medicina veterinária.

Esta renovação foi apoiada pelo projeto LabForward II - Capacitação e Requalificação de Unidades de Investigação e Desenvolvimento Científico e Tecnológico, em 881 mil euros, cofinanciados pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 -- O Novo Norte).

Na festa de inauguração estarão presentes antigos estudantes, o homenageado Arnaldo Dias da Silva e o presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDRN), Emídio Gomes, também antigo aluno de Engenharia Zootécnica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório