Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

PSP vai criar corredor de segurança para manifestações de hoje

A PSP vai criar em frente à Assembleia da República (AR) um corredor de segurança e atribuir locais separados paras as duas manifestações programadas para hoje à tarde.

PSP vai criar corredor de segurança para manifestações de hoje
Notícias ao Minuto

12:51 - 10/11/15 por Lusa

País São Bento

Numa conferência de imprensa realizada no Comando Metropolitano da PSP de Lisboa (COMETLIS) para explicar o policiamento das manifestações que vão decorrer hoje à tarde, o comandante do COMETLIS afirmou que a PSP vai utilizar um "procedimento diferente" do habitual ao criar "uma zona de segurança" em frente à AR.

O superintendente Jorge Maurício adiantou que o objetivo é que de um lado fiquem os estivadores e os elementos da central sindical CGTP e do outro o grupo de cidadãos a favor do governo PSD-CDS/PP.

"Como as manifestações agendadas defendem ideias diferentes e para garantir o pleno exercício de direito de manifestação, a PSP estabeleceu uma zona de segurança em frente à Assembleia da República de modo a atribuir locais distintos e separados para a concentração das manifestações evitando os constrangimentos necessários", explicou o comandante do COMETLIS.

Jorge Maurício afirmou que vai haver um espaço em frente ao parlamento que não vai ser ocupado, estando as manifestações cada uma de seu lado.

O comandante de Lisboa sublinhou que a Polícia equacionou vários cenários para o policiamento das manifestações de hoje, tendo concluído que a criação de um corredor de segurança é "o mais adequado para a garantir a segurança" das pessoas que vão participar nos protestos.

Sublinhando que as indicações dadas à Polícia apontam para a não existência de "problemas de maior", o comandante sublinhou que vão estar mobilizados para as manifestações todas as valências da PSP, nomeadamente Unidade Especial de Polícia (EUP) e Equipas de Intervenção Rápida.

Sem especificar o número de elementos, Jorge Maurício afirmou que vão estar mobilizados o "número de polícias necessários" para garantir a segurança durante as manifestações.

Por sua vez, o porta-voz do COMETLIS, comissário Rui Costa, disse aos jornalistas que todas as zonas junto à Assembleia da República vão estar condicionadas ao trânsito, além de outras ruas de Lisboa, entre o Chiado e o parlamento, que sofreram corte pontuais devido à passagem da manifestação.

A votação do programa do Governo vai ser hoje acompanhada, em São Bento, por duas manifestações antagónicas: uma da CGTP e dos estivadores, que quer uma viragem à esquerda e a queda do Governo, e outra de apoio ao executivo.

As manifestações decorreram no dia em que está previsto que a Assembleia da República chumbe o Programa do XX Governo Constitucional, através da aprovação de uma moção de rejeição do PS, o que implica a demissão do executivo PSD/CDS-PP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório