Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Jovens acusados de matar casal conhecem hoje a sentença

O Tribunal da Lousã profere hoje às 14:00 a sentença aos dois jovens, de 23 e 33 anos, que são acusados de matar um casal de ourives da Lousã, distrito de Coimbra, em 2014.

Jovens acusados de matar casal conhecem hoje a sentença
Notícias ao Minuto

06:14 - 06/11/15 por Lusa

País Lousã

Pedro, de 33 anos, e Francisco, de 23 anos, ambos de Penacova, estão acusados pelo Ministério Público (MP) de dois crimes de homicídio qualificado, um crime de furto qualificado, um de roubo agravado, dois crimes de detenção de arma proibida e dois crimes de branqueamento.

Durante as alegações finais, o MP pediu a pena máxima - 25 anos de prisão - para os dois arguidos.

Segundo o MP, os dois arguidos deslocaram-se na madrugada de 25 de junho de 2014 à casa de um ourives em Foz de Arouce, Lousã, para roubar a carrinha onde aquele transportava o ouro para vender em feiras.

Um dos arguidos terá disparado na nuca do ourives e os dois terão desferido vários golpes com uma moca de madeira no homem de 56 anos, tendo também usado a moca e recorrido à asfixia para terminar com a vida da companheira da vítima, de 55 anos.

Os jovens apoderaram-se de ouro, prata e dinheiro (uma quantia de 14 mil euros), tendo depois conseguido cerca de 50 mil euros na venda das peças.

Para além dos dois suspeitos do homicídio, estão também constituídos como arguidos a namorada de Francisco por roubo agravado e dois crimes de branqueamento, uma estudante de 23 anos de Penacova por roubo agravado e um retalhista de ourivesaria de Coimbra por três crimes de recetação.

Quanto a estes, o MP pediu pena "de prisão única e efetiva" para o retalhista de ourivesaria, uma pena próxima dos cinco anos "que deve ser suspensa" para a estudante de 24 anos por se "ter distanciado dos demais arguidos" e uma pena efetiva de sete anos de prisão para a namorada do arguido Francisco, que "contribuiu decisivamente para o crime de roubo e branqueamento" e continuou a colaborar com os acusados já depois de saber que o casal de ourives estava morto.

Na primeira sessão do julgamento, a 05 de outubro, Pedro confirmou a versão dos factos da acusação do Ministério Público, enquanto Francisco recusou envolvimento direto na morte do casal de 56 e 55 anos, alegando que terá apenas agarrado na mulher, enquanto Pedro agredia o ourives.

A leitura de sentença está marcada para as 14:00 no Tribunal da Lousã.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório