Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Quinze anos de prisão por matar homem ao provocar acidente

O Tribunal de Aveiro condenou hoje a 15 anos de prisão um septuagenário suspeito de ter provocado deliberadamente um acidente, no IC2, na Mealhada, para matar um casal vizinho que viajava num quadriciclo.

Quinze anos de prisão por matar homem ao provocar acidente
Notícias ao Minuto

10:56 - 22/10/15 por Lusa

País Mealhada

O sinistro ocorreu na manhã do dia 20 de dezembro de 2014, quando o carro conduzido pelo arguido, de 71 anos, colidiu frontalmente com a viatura das vítimas, que seguia em sentido contrário, provocando a morte do elemento masculino.

O coletivo de juízes deu como provado que o acidente "foi provocado intencionalmente" pelo arguido, devido a um conflito que o mesmo tinha com as vítimas desde 2013.

"O tribunal concluiu que, efetivamente, provocou aquele embate com a finalidade de matar ou causar pelo menos lesões fatais que levassem à morte do casal", disse o juiz presidente, durante a leitura do acórdão.

O septuagenário foi condenado a 13 anos de prisão, por um crime de homicídio qualificado, e a quatro anos e meio, por um crime de homicídio qualificado na forma tentada.

Em cúmulo jurídico foi-lhe aplicada a pena única de 15 anos de prisão.

O juiz presidente explicou que "a pena poderia ser muito mais grave", mas atendendo à idade do arguido, e por ter reparado os prejuízos, ainda que por via da seguradora, o tribunal optou por "uma pena mais próxima do mínimo legal".

O arguido vai manter-se em prisão preventiva até se esgotar o prazo para recorrer da condenação.

Durante o julgamento, o arguido negou ter provocado deliberadamente o acidente, sem conseguir, contudo, explicar como aconteceu o embate.

Perante o coletivo de juízes, o septuagenário admitiu ainda ter um "desentendimento" com o casal vizinho, devido a "mentiras" da vizinha, que se ofereceu para "tirar o quebranto" (mau-olhado) à esposa, começando a partir de determinada altura a duvidar se "as rezas" seriam para fazer bem ou mal.

Na acusação, o Ministério Público (MP) diz que o arguido planeou matar as vítimas, sabendo que ao sábado de amanhã se deslocavam à feira da Mealhada num quadriciclo (veículo vulgarmente conhecido como "papa reformas") e decidiu esperar por elas numa reta, que fazia parte do seu trajeto habitual.

Ao avistar a viatura do casal, o arguido "imprimiu velocidade ao seu veículo e de forma súbita e imediata guinou o volante para a esquerda e direcionou-o contra o veículo das vitimas em contra mão, tendo o mesmo embatido de forma violenta", descreve o MP.

As três pessoas envolvidas no acidente foram assistidas no local e foram transportadas para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, mas o vizinho não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer.

O MP não tem dúvidas de que o arguido "visou por termo à vida das vítimas", realçando que o mesmo sabia que o embate de um automóvel com um quadriciclo "seria suscetível de o destruir e de lhes causar lesões mortais, tanto mais que se tratavam de pessoas idosas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório